quinta-feira, 10 de março de 2011

Cultura e Multietnicidade

0 comentários
Suriname é um pais de grande multiculturalidade, exemplos disso refletem-se nos hábitos e costumes da sua população. A culinária hindu e javanesa são muito populares, a televisão surinamesa exibe novelas e filmes produzidos em Bollywood, Índia. Diferentes etnias vestem-se das mais variadas maneiras, templos de várias religiões estão presentes por toda a cidade de Paramaribo. Os surinameses orgulham-se de ter a maior mesquita da América do Sul lado a lado com uma importante sinagoga.

Sinagoga em Paramaribo.
 A língua oficial e língua de instrução é holandês, mas cerca de vinte línguas são faladas no país. A principal língua crioula e língua franca é Sranantongo, que se desenvolveu nas plantações, onde foi falado entre senhores e escravos. Sranantongo Inglês é uma língua crioula com influência do idioma africano, português, holandês e outros. Parte da população tenta tornar Sranantongo a língua oficial, porém têm encontrado resistências da população não-crioula. Outras línguas principais são Sarnami-hindustani e surinameses-javanês. Os chineses estão Hakka-speaking. As línguas marrom são todos baseados em Inglês. Oito línguas indígenas são faladas.


Embora as estatísticas disponíveis não incluam a presença e a influência dos brasileiros na composição étnica e na cultura local, nas últimas décadas o país sofreu importante fluxo de imigrantes ilegais vindos do Brasil. São principalmente garimpeiros e prostitutas provenientes da região norte do Brasil que veem em busca de uma nova vida, se estabeleceram nas regiões de garimpo do leste do país e também em Paramaribo, a capital do Suriname.


Em Paramaribo existe um bairro brasileiro chamado "Little Belém", no qual as lojas e restaurantes pertencem a brasileiros e os cartazes estão todos em português e a música mais ouvida é a brasileira.

Leave a Reply

 

Blogroll

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

About